VERGONHA

Ministro do Supremo Tribunal Federal suspende decisão da Justiça Alagoana e deputados voltaram à Assembléia Legislativa

Decisão revolta população e mobiliza entidades que vão às ruas em protesto

O ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar impetrada por advogados dos deputados afastados, que contestaram a competência do Tribunal de Justiça de Alagoas em julgar o afastamento dos deputados. Com a decisão, a ação que afastou os deputados, analisada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas fica suspensa e os deputados indiciados voltaram ao plenário da Assembléia na tarde de hoje .O advogado Adelmo Cabral explicou que a decisão beneficia todos os deputados que foram afastados. "Dos 11 componentes do pleno, seis deles se julgaram impedidos, mais da metade do Tribunal de Justiça", explicou Adelmo Cabral.
Afastamento
Os deputados que foram indiciados pela Polícia Federal, por participação no desvio de mais de R$ 280 milhões em recursos públicos da Assembléia.Foram atingidos com a decisão os deputados Antônio Albuquerque, Cícero Amélio, Nelito Gomes, Edval Gaia Filho, Dudu Albuquerque, Arthur Lira, Cícero Ferro, Isnaldo Bulhões, Maurício Tavares e Antônio Hollanda Júnior, este último permanece afastado por compra de votos.
Com o retorno dos deputados indiciados, deixaram as cadeiras os suplentes Jeferson Morais, Flaubert Torres, George Clemente, Dino Filho, José Maria Tenório e Temóteo Correia.
A decisão foi tomada pelo ministro por meio de medida liminar na Reclamação (RCL) 5915, em que os dois parlamentares se insurgem contra decisão do desembargador alagoano, proferida no Agravo de Instrumento (AI) nº 2008.000527-9, interposto pelo Ministério Público estadual de Alagoas contra decisão do Juízo da 16ª Vara Cível daquele estado, que indeferiu o pedido de medida liminar postulada em ação cautelar preparatória de ação de improbidade administrativa movida pelo MP contra os parlamentares.
Movimentos se preparam para protestos

A decisão do Ministro Eros Grau trouxe grande revolta à sociedade alagoana e os movimentos sociais prometem ganhar as ruas nos próximos dias para exigir o afastamento de todos os indiciados e a permanência dos suplentes em seus lugares.
No decorrer das próximas horas vários encontros estão sendo programados objetivando a organização do movimento e a estratégia de ações de protesto contra o absurdo e inaceitável ato do Ministro do STF. Autoridades da área de segurança pública do Estado se mostraram constrangidas com a equivocada decisão e integrantes da Polícia Federal classificaram como absurda e inaceitável a volta dos deputados indiciados, quando inúmeras provas estão no inquérito demonstrando a participação de todos em diversos crimes.

Nenhum comentário: